consultare icone telefone whatsapp

Agendamento OnLine

Agende agora sua consulta ou exame de forma rápida e prática
Novidade

Alergologista Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é alergologia e imunologia?

Esta especialidade é focada no tratamento das doenças alérgicas

A alergologia e imunologia é a especialidade médica que atua no check up, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças de origem alérgica. Com amplo conhecimento sobre o funcionamento do nosso sistema imunológico, o médico alergologista é o especialista capaz de diferenciar os problemas alérgicos das demais enfermidades, reconhecendo o peso dos agentes externos causadores da alergia e as doenças capazes de mascarar ou de se sobrepor à alergia, tais como problemas respiratórios que devem ser tratados pelo pneumologista.

Como atua um alergologista e imunologista?

Saiba quais doenças este médico pode tratar

O alergologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema imunológico e desencadeadas por fatores alérgicos. Dentre as patologias mais comuns estão a rinite, sinusite, asma, bronquite, urticária, hipersensibilidade a picadas de insetos, a alergia alimentar, alergia a medicamentos, dermatite atópica, dermatite de contato, anafilaxia, entre outros.

Quem deve procurar um alergologista?

Os pacientes do alergologista incluem pessoas de todas as faixas etárias, pois as doenças alérgicas podem se manifestar em qualquer idade

Apesar de ser mais comum na infância ou adolescência, a alergia pode se manifestar em qualquer fase da vida. É possível, inclusive, que uma pessoa venha a desenvolver alergia a alguma substância para a qual não apresentava reação alérgica prévia. O histórico familiar também é um dos diversos fatores que contribuem para o aparecimento de alergias.

Então, diferentemente do oftalmologista ou do dentista, que devem ser consultados regularmente, o alergologista deve ser consultado diante de qualquer sintoma que citaremos no próximo tópico.

Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos alergologistas.

Quando devemos procurar um alergologista?

Entenda a importância da consulta com um alergologista

Independentemente da idade, existem alguns sintomas que funcionam como uma espécie de sinal de alerta para crises alérgicas. São eles: coceira na pele, espirros constantes, coriza, falta de ar e sibilância (chiado ao respirar), bolsas debaixo dos olhos, olheiras ou vermelhidão nos olhos, vômito e diarreia, etc. Quando estas reações forem recorrentes ou surgirem a partir do contato com alguma substância, ingestão de algum alimento específico, como frutos do mar, ou uma picada de inseto, por exemplo, o mais indicado é procurar auxílio médico.

Venha agora fazer uma consulta com um dos alergologistas da Consultare.

Onde posso consultar um alergologista?

Uma unidade sempre perto de você

As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos alergologistas em Campinas.

Veja a Unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um alergologista?

Mantenha-se sempre saudável

Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico especializado e exames regulares.

Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Procurar um alergologista é importante pois:

  1. Um diagnóstico preciso é imprescindível para reduzir a sensibilidade aos fatores que desencadeiam a reação alérgica e assim garantir um tratamento eficaz e evitar problemas mais sérios que podem comprometer a sua saúde .
  2. Alergias comprometem o seu bem-estar e qualidade de vida, com sintomas como coceiras, espirros, coriza e falta de ar.
  3. Além de diagnosticar e buscar o melhor tratamento para alergias, este médico também atua na prevenção, reduzindo o número de crises, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.
  4. Você pode iniciar mais precocemente um tratamento, minimizando a manifestação de sintomas e evitando o agravamento do quadro alérgico .
  5. Você pode fazer perguntas que te ajudem a entender mais sobre seu quadro alérgico e eventuais limitações que podem trazer para a sua vida .
  6. Você ficará atualizado sobre as melhores práticas e tratamentos disponíveis.

Não deixe para depois, agende agora seu alergologista.

Quais são os exames que um alergologista pode recomendar para diagnósticos?

Este médico está capacitado a fazer uma variedade de análises para o diagnóstico dos problemas alérgicos

O alergologista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:

Imunoglobulina E (IgE) – A IgE é um exame de sangue, que faz a pesquisa específica para um determinado antígeno, como um alimento ou poeira por exemplo.

Teste cutâneo ou Prick teste Uma gota do alérgeno suspeito é colocado no antebraço do paciente. Várias substâncias podem ser testadas ao mesmo tempo, as principais são: ácaros, fungos, pelos de animais, mosquito, pólen, látex, alimentos. Após alguns minutos uma pequena reação irá se formar no local da substância que você tem alergia.

Teste de contato Usado para diagnosticar alergia ao contato com diversos produtos.

Uma bateria com diversas substâncias alergênicas é colocada nas costas do paciente para avaliar possíveis causas alérgicas.

Teste de provocação medicamentosa ou alimentar – neste exame o médico alergista expõe o paciente, de forma progressiva, a possíveis agentes alérgenos alimento e/ou medicamento, a fim identificar as possíveis agentes alérgicos .

Agende agora seu alergologista.

Tire suas Dúvidas!

Este procedimento é indicado para o tratamento de alergia respiratória, dermatite atópica e picada de insetos. As vacinas usadas na imunoterapia contêm uma quantidade pequena dos alérgenos causadores dos sintomas manifestados pelo paciente, e aos poucos, a dosagem dos alérgenos vai sendo aumentada, até atingir um determinado limite. A imunoterapia atua no sistema imune e conduz a um estado de tolerância a determinados alérgenos, reduzindo a necessidade do uso de medicamentos e dos sintomas a longo prazo.

A pele, a saliva e a urina dos animais de sangue quente contém uma proteína que pode ser alergênica e causar sintomas em pessoas predispostas à alergia.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), 30% da população brasileira sofre de algum tipo de alergia, sendo a rinite alérgica uma das manifestações mais comuns.

A rinite alérgica não é contagiosa, porém pode ser hereditária, ou seja, uma pessoa possui mais chance de desenvolvê-la se um dos pais for alérgico. Pacientes com rinite devem manter os ambientes da casa sempre muito arejados para evitar acúmulo de poeira e ácaros.

A rinite é a inflamação nas mucosas do nariz, causada por infecções virais, como gripes, ou por processos alérgicos. Entre os principais sintomas estão: coriza, obstrução nasal, espirro, coceira nos olhos, dor de cabeça.

Já a sinusite é a inflamação nas mucosas dos seios da face, também conhecidas como seios paranasais, cavidades no interior dos ossos do rosto.

A sinusite, na maioria das vezes, é provocada por bactérias, mas também pode ser causada por vírus, fungos ou em decorrência de alergias. Entre os principais sintomas estão: dor na face, dor de cabeça, coriza, obstrução nasal, tosse e febre.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.