consultare icone telefone whatsapp

Agendamento OnLine

Agende agora sua consulta ou exame de forma rápida e prática
Novidade

Cardiologia Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é cardiologia?

Esta especialidade trata as doenças do coração e os componentes do sistema circulatório

A cardiologia é a especialidade médica que trata da saúde do coração .

Com o aumento do sedentarismo e a má alimentação, as doenças cardíacas estão cada vez mais frequentes. As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil.

Como atua um cardiologista?

Saiba quais doenças este médico pode tratar

Há dezenas de problemas cardiovasculares, e alguns deles são muito graves, podendo colocar em risco a vida do paciente. Porém, a maioria pode ser controlada com o tratamento precoce e adequado.

As doenças cardiovasculares mais comuns são: hipertensão (pressão alta), infarto agudo do miocárdio (infarto ou ataque cardíaco), arritmia cardíaca, doença coronariana, dislipidemias ( colesterol alto ), aterosclerose, insuficiência cardíaca, angina, cardiomiopatia, doenças valvulares ( sopro no coração ) e cardiopatia congênita.

Quem deve procurar um cardiologista?

Este especialista pode ser consultado por pacientes de todas as idades

É importante que os homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 que não apresentam histórico de problemas no coração façam consultas anuais ao cardiologista. Já aqueles que têm histórico familiar de doenças cardiovasculares, como AVC, infarto, morte súbita, hipertensão e diabetes devem procurar um cardiologista a partir dos 30 anos.

Pacientes diagnosticados com altas taxas de colesterol e doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia (colesterol alto) também devem consultar um cardiologista com frequência, assim como aqueles que pretendem iniciar a prática de atividades físicas.

E ao contrário do senso comum, visitar o cardiologista não é apenas uma necessidade para adultos. O Ministério da Saúde aponta o nascimento anual de 29 mil crianças com doenças cardíacas, sendo chamadas “cardiopatias congênitas”, estas são responsáveis por 6% da mortalidade infantil antes dos 12 meses de vida .

Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos cardiologistas.

Quando devemos procurar um cardiologista?

Entenda a importância da consulta com um cardiologista

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2019 mais de 300 mil pessoas morreram no país vítimas de complicações de doenças cardiovasculares. Os principais motivos de óbitos estavam relacionados a infartos, insuficiência cardíaca, arritmias e doenças hipertensivas, entre outras enfermidades. Portanto, fique atento aos sintomas mais comuns de doenças cardíacas: falta de ar em repouso ou ao realizar exercícios leves, dor no peito, tosse seca e persistente, tonturas ou desmaios, palpitações, cansaço excessivo sem razão aparente, suor frio e enjoo , inchaço nos pés, tornozelos e pernas, batimentos cardíacos acelerados ou fora de ritmo, falta de ar ao acordar ou necessidade de dormir com a cabeça elevada.

Venha agora fazer uma consulta com um dos cardiologistas da Consultare.

Onde posso consultar um cardiologista?

Uma unidade sempre perto de você

As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos cardiologistas.

Veja a Unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um cardiologista?

Mantenha-se sempre saudável

Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico e exames regulares.

Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Procurar um cardiologista regularmente traz os seguintes benefícios:

  1. Quem tem histórico familiar, como pais, irmãos, avós ou tios com diagnóstico de problemas cardiovasculares, que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), infarto, morte súbita, hipertensão e diabetes, pois nestes casos apresenta maior risco.

  2. Você pode encontrar alertas, sinais de algo que pode causar transtornos para sua saúde, através de avaliação clínica e exames. O colesterol alto, por exemplo, é um fator predisponente para infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

  3. Se você sofre de ansiedade ou estresse, estes são fatores que predispõem a incidência de infarto. Por isso, é fortemente recomendado que pessoas que sofrem dessas condições procurem um especialista do coração.

  4. Pessoas que foram diagnosticadas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia (colesterol alto) devem consultar um cardiologista com frequência, pois possuem mais riscos de doenças cardiovasculares.

  5. Você pode fazer perguntas que te ajudem a entender mais sobre sua saúde e será orientado a manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, cuidado com alimentação e evitar o consumo de álcool e cigarro, providências importantes para evitar problemas no coração.

  6. Em todas as idades, consultar um cardiologista antes de iniciar a prática de atividades físicas é importante . Ao fazer a avaliação física, o médico pode identificar anormalidades no funcionamento do coração e assim, indicar a maneira mais segura de se praticar os exercícios.

     

Não deixe para depois, agende agora seu cardiologista.

Quais são os exames que um cardiologista pode recomendar para diagnósticos?

Este médico está capacitado a fazer uma variedade de análises para o diagnóstico de problemas do coração

O cardiologista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, entre os mais comuns estão:

Exames laboratoriais – existem alguns exames de sangue que podem ser realizados para avaliar alterações cardíacas, como a Troponina, CK-MB, que são marcadores musculares que podem ser usados na avaliação de infarto agudo do miocárdio.

Outros exames como glicemia, colesterol e triglicerídeos, muito solicitados no check-up cardiovascular, apesar de não serem específicos do coração, apontam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Raio X de tórax – este exame avalia o contorno do coração e da aorta e se existem sinais de acúmulo de líquidos nos pulmões, indicando a possibilidade de insuficiência cardíaca.

Eletrocardiograma – o eletrocardiograma é um exame que avalia o ritmo cardíaco e pode ser realizado no próprio consultório. É indicado para detectar arritmias, batimentos irregulares do coração e avaliar alterações sugestivas de infarto.

M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) – este exame é realizado durante 24h com um aparelho para medir a pressão arterial . Permite investigar a variação da pressão ao longo do dia, quando há dúvidas se o paciente tem pressão alta ou com o objetivo de verificar se os remédios para controlar a pressão estão sendo eficazes.

Holter – O exame Holter é um com maior tempo de duração, no mínimo 24 horas, caracteriza e diagnostica ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias . Tem o objetivo de detectar arritmias cardíacas, investiga sintomas de tontura, palpitação ou desmaios que podem ser causados por descompasso do coração .

Teste de ergométrico – também conhecido como teste da esteira ou teste de esforço, é realizado com o objetivo de analisar alterações da pressão arterial e do ritmo cardíaco durante a realização de um esforço.

Ecocardiograma – também chamado de ecodopplercardiograma, é uma espécie de ultrassom do coração e detecta imagens durante a sua atividade, avaliando o seu tamanho, a espessura de suas paredes, a quantidade de sangue bombeada e o funcionamento das válvulas cardíacas.

Agende agora seu cardiologista.

Tire suas Dúvidas!

A pressão arterial igual ou inferior a 120/80 mmHg é considerada ideal para a maioria dos adultos.

A pressão alta é uma doença crônica determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Desta forma o coração tem que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para o surgimento de outras disfunções graves, como acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e insuficiência cardíaca.

Para prevenir e tratar essa doença, hábitos saudáveis de vida são indispensáveis, como reduzir o sal da dieta, manter o peso adequado, realizar atividades físicas regularmente e não exagerar no consumo de álcool.

A quantidade de gordura acumulada no abdômen, avaliada através da medida da circunferência abdominal, é um importante fator de risco para doenças crônicas do coração. A medição da circunferência abdominal é feita com uma fita métrica, na cintura na altura do umbigo. Dessa forma, a medida da circunferência da cintura não deve ultrapassar 80 cm nas mulheres e 94 cm nos homens. Caso apresentem medidas superiores a essas, os indivíduos podem ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Sim. O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol “ruim”.

Essa fração do colesterol total se acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e quando seus níveis estão elevados também aumenta o risco de desenvolver doenças coronárias, como por exemplo: insuficiência arterial, infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Sim. Exercícios físicos intensos como maratonas podem desencadear alterações estruturais no coração, causando lesões no órgão e aumentando o risco de eventos cardiovasculares, como a arritmia cardíaca. Portanto, é importante que os atletas tenham sempre a orientação de um educador físico para evitar excessos, seja na quantidade ou na intensidade do treino, além de consultar regularmente um cardiologista.

Uma rotina diária de atividade física pode ser altamente eficaz para prevenção e tratamento de várias doenças, inclusive a arterial coronariana, hipertensão, insuficiência cardíaca e obesidade. Porém, existe uma quantidade segura, já que os efeitos adversos do excesso de atividade também são maléficos.

Os sintomas clássicos do infarto são: dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço, mandíbula, estômago e até para as costas, náuseas, vômitos, suor frio, palidez, sensação de desmaio, falta de ar. Ao detectar este sinais é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível, mantendo a pessoa em repouso e em local arejado.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.