consultare icone telefone whatsapp

Agendamento OnLine

Agende agora sua consulta ou exame de forma rápida e prática
Novidade

Fisioterapia Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é fisioterapia?

Esta especialidade ajuda na recuperação de movimentos

É uma ciência que tem por objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou reabilitar a integridade de órgãos, sistema ou função. O processo terapêutico tem por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.

Como atua um fisioterapeuta?

Saiba quais doenças este especialista pode tratar

O fisioterapeuta atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de infecções, fraturas, má-formação, vícios de postura, entre outros. Tem como aliados, técnicas como massagens e exercícios que restauram a capacidade física e funcional dos pacientes, desenvolvendo completamente seu potencial físico diante de uma limitação.

Porém a maioria das pessoas acredita que deve procurar um fisioterapeuta apenas quando sofre lesões nos ossos, músculos e afins, quando na verdade a sua área de atuação é muito mais ampla, podendo também ajudar na promoção de uma vida mais leve, tranquila e sem riscos. Neste aspecto, o fisioterapeuta pode, por exemplo, ajudar a reduzir dores, melhorar a postura e fortalecer o corpo, proporcionar mais qualidade de vida, sobretudo de idosos, e diminuir os sintomas ou efeitos de doenças respiratórias.

Quem deve procurar o fisioterapeuta?

Este profissional tem um campo de atuação bastante amplo, podendo atender pacientes de todas as idades

O fisioterapeuta pode atender pacientes de todas as faixas etárias, atuando na recuperação de traumas e lesões, correções posturais, em doenças cardiopulmonares (pressão alta e doença pulmonar obstrutiva crônica), doenças psíquicas (Mal de Alzheimer e demências em geral), músculo esqueléticas (artrose, artrite, hérnia de disco, tendinites, bursites, fraturas), distúrbios do equilíbrio, quedas entre outras.

Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos fisioterapeutas.

Quando devemos procurar um fisioterapeuta?

Entenda a importância da consulta com um fisoterapeuta

Este profissional pode tratar vários problemas, que vão além da recuperação de traumas e lesões. Através de técnicas de mobilizações e manipulações, o fisioterapeuta promove o alívio de dores, corrige disfunções posturais, restabelece o equilíbrio e a força muscular, além da redução de outras desordens que possam afetar a rotina do paciente. Portanto, este especialista deve ser acionado em casos de: doenças ortopédicas, tratamento de pacientes internados em estado grave e pessoas que tiveram os movimentos comprometidos por patologias diversas, distúrbios decorrentes de quadros respiratórios, contusões, má postura, gestantes e portadores de deficiência física e mental.

Venha agora fazer uma consulta com um dos fisioterapeutas da Consultare.

 

Onde posso consultar um fisioterapeuta?

Uma unidade sempre perto de você

Aqui na Consultare, contamos com uma agenda extensa de fisioterapeutas em nossas Unidades.

Veja a unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um fisioterapeuta?

Mantenha-se sempre saudável

Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento especializado e exames regulares.

Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Portanto, consultar um fisioterapeuta com frequência traz os seguintes benefícios:

  1. Diagnóstico precoce de problemas que podem comprometer o seu bem-estar e saúde;

  2. Ergonomia – atua de forma preventiva nas lesões relacionadas ao trabalho;

  3. Orientação na prática de atividades físicas, assegurando uma melhor performance através da prevenção e, se necessário, do tratamento e reabilitação de lesões ou traumas decorrentes de exercícios físicos;

  4. Importante atuação na recuperação de contusões em geral, estiramentos, fraturas, entorses , etc;

  5. Na função respiratória – reúne um conjunto de técnicas não invasivas na otimização do oxigênio de pacientes com doenças cardiorrespiratórias graves.

Não deixe para depois, agende agora seu fisioterapeuta.

Quais são os exames que um fisioterapeuta pode recomendar para diagnósticos?

Este especialista está capacitado a fazer uma variedade de análises para o diagnóstico de vários problemas de saúde

Os exames complementares são indispensáveis na rotina de atendimento dos fisioterapeutas, servindo para embasar as decisões clínicas, a partir da verificação do local e da dimensão da lesão.

O fisioterapeuta está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:

Ressonância Magnética – exame que realiza imagens da anatomia e dos processos fisiológicos do corpo, capaz de identificar desde um trauma a tumores e problemas nos órgãos capazes de gerar dores no sistema musculoesquelético.

Ultrassonografia – a fisioterapia também se vale do ultrassom para verificar a função e o grau de comprometimento de um membro. É normalmente requisitada para pacientes com quadros de tendinite e outras inflamações.

Tomografia Computadorizada – é um exame que possibilita a visualização tridimensional não apenas da lesão, mas de toda a região do corpo onde o problema está instaurado.

Radiografia – também chamado de raio-X, é um exame de imagem não-invasivo capaz de identificar alterações na estrutura dos ossos.

Agende agora seu fisioterapeuta.

Tire suas Dúvidas!

A fisioterapia é importante para que recuperem mais facilmente a função de um órgão ou um movimento perdido, em função de uma doença ou de uma cirurgia.

Em algumas situações, sim. Porém, o fisioterapeuta experiente saberá dosar a intensidade dos exercícios durante as sessões. Medicação para o controle da dor também poderá ser administrada quando prescritas por um médico.

No caso de uma dor aguda de origem traumática (como uma contusão ou entorse) a compressa fria pode ajudar. Já para dores com evolução mais longa, o indicado são as compressas quentes. Entretanto, esta é apenas uma solução paliativa, sendo necessário procurar atendimento especializado para avaliação, diagnóstico e tratamento correto.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.