(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

como as vacinas agem no organismo

Como as vacinas agem no organismo? Tipos e benefícios!

Se você está em busca de entender como as vacinas agem no organismo, neste artigo te ajudamos a compreendê-las.

De maneira geral, a maioria das vacinas tem uma forma enfraquecida ou inativa (morta) de uma bactéria ou vírus, o que chamamos de antígeno.

Então, quando você se vacina, cria-se no seu sistema imunológico uma memória deste vírus e bactéria, para que ele se lembre deles e possa proteger o seu corpo contra a doença que eles causam.

Ou seja, com as vacinas o seu sistema imunológico reconhece o antígeno como estranho e ativa as células imunológicas para matar o vírus ou bactéria e produzir anticorpos contra elas.

Ao longo deste artigo, nós explicamos em mais detalhes como as vacinas agem no organismo, quais são os tipos de vacinas e todas as que você, como adulto, deve tomar, além de seus benefícios para sua saúde.

Siga a leitura conosco!

Como as vacinas agem no organismo?

como as vacinas agem no organismo mulher sendo vacinada

As vacinas agem no organismo da pessoa vacinada produzindo uma defesa, que chamamos de anticorpos, que ficam no organismo com a função de evitar que a doença do vírus ou bactéria aconteça no futuro.

Justamente por isso as vacinas são a forma mais eficaz e segura de proteger todos nós contra doenças infecciosas.

Para isso, elas são produzidas a partir de partículas do próprio agente agressor, ou seja, do próprio vírus ou bactéria, sempre de forma enfraquecida ou morta.

Então, as vacinas se passam por esses agentes infecciosos, pois quando o nosso corpo é atacado por um vírus ou bactéria, o nosso sistema imunológico, automaticamente, dispara uma reação em cadeia para frear a ação deles.

Na maioria das vezes, quando essa operação não tem sucesso, nós ficamos doentes.

Porém, com as vacinas se passando por esses agentes infecciosos, ela estimula a nossa produção de defesa com nossos anticorpos e ensina o nosso sistema imunológico a como se defender caso esse vírus chegue ao nosso corpo.

Desta forma, caso o vírus entre em contato com nosso organismo, a defesa é reativada pela memória de nosso sistema imunológico, que já sabe como se defender, levando a eliminação do vírus ou bactéria antes que ele se torne uma doença.

E aí, gostou de saber como as vacinas agem no organismo?

Como as vacinas agem no organismo: importância das vacinas

As vacinas são importantes porque são a forma mais simples, eficaz e segura de nos proteger contra doenças, antes mesmo de entrarmos em contato com elas.

Então, sem exageros, podemos dizer que as vacinas salvam vidas, por meio do treinamento do sistema imunológico para produção de anticorpos, conforme explicamos acima.

Tipos de vacinas 

Existem dois tipos principais de vacinas, sendo as vacinas de microrganismos atenuados e as vacinas de microrganismos inativados ou mortos.

Abaixo, explicamos melhor cada uma delas e como as vacinas agem no organismo nos dois casos. Acompanhe.

Vacinas de microrganismos atenuados

Neste tipo de vacina, o microrganismo que é responsável pela doença passa por diversos procedimentos em laboratório para diminuir a sua atividade.

Então, quando a vacina é administrada, há um estímulo de resposta imunológica contra esse microrganismo, mas não existe desenvolvimento da doença, afinal de contas, o microrganismo foi enfraquecido.

Isso ocorre em vacinas como a BCG, de catapora e tríplice viral.

Vacinas de microrganismos inativados ou mortos

Neste outro tipo de vacina, há microrganismos ou fragmentos deles que estão mortos e estimulam a resposta do corpo.

Assim, quando a vacina é administrada, o nosso sistema imunológico passa a agir diretamente sobre o microorganismo ou seus fragmentos, para produzir anticorpos específicos.

Desta forma, quando a pessoa entra em contato com o agente infeccioso no futuro, o sistema imunológico já sabe como impedir e combater que ele se desenvolva em uma doença.

Esse é o caso de vacinas como a de hepatite e a meningocócica.

Quais vacinas adultos precisam tomar 

como as vacinas agem no organismo quais tomar

As campanhas de vacinação costumam focar em crianças e idosos, fazendo muitos adultos acreditarem que não precisam tomar ou reforçar alguma vacina.

Isso nos leva a um cenário como o de 2017, em que segundo pesquisa do Instituto Ipsos Mori, 69% dos adultos brasileiros estavam com o calendário de vacinação incompleto.

E aí, está curioso para saber quais vacinas devem ser tomadas ou reforçadas na vida adulta? Então, confira a lista abaixo!

Hepatite B

Para quem não foi vacinado durante a infância ou nunca teve a doença, essa vacina é feita em três doses.

Tríplice bacteriana: difteria, tétano e coqueluche

Essa vacina é tomada na infância, adolescência e na vida adulta, como reforço, com vacina dupla a cada 10 anos.

Tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola

Para quem não tomou na infância, é preciso tomar essa vacina na fase adulta.

Gripe

Anualmente a vacina da gripe é disponibilizada e deve ser tomada por toda população adulta, menos para quem tem alergia grave às doses dos anos anteriores. Nesses casos um alergologista deve ser procurado.

Para entender melhor sobre a gripe e como ela age em nosso organismo, você pode ler o nosso artigo completo sobre o tema clicando neste link.

Covid-19

Até o momento, a recomendação é que a população adulta tome 3 doses desta vacina.

HPV

Essa vacina está disponível para pessoas de 9 até 26 anos de idade, incluindo pessoas imunossuprimidas.

Para saber mais sobre HPV, leia agora o nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Herpes-zóster

Essa vacina é licenciada em uma dose para pessoas a partir dos 50 anos de idade.

Pneumocócicas

Para imunizar contra meningites bacterianas, sinusite e pneumonias (se necessário, visite o pneumologista), essa vacina é indicada para pessoas acima de 60 anos de idade.

Febre amarela

A vacina de febre amarela pode ser tomada em qualquer idade da vida adulta.

5 benefícios das vacinas em sua vida

As vacinas oferecem diversos benefícios para a sua vida e de quem está ao seu redor, sendo o principal deles a prevenção de doenças que podem levar à morte. 

E agora que você já sabe como as vacinas agem no organismo para te proteger, é hora de ficar por dentro de outras vantagens de tomá-las. Confira quais são na sequência.

Prevenção coletiva a doenças

Segundo dados da OMS, as vacinas evitam 4 mortes por minuto em todo o mundo.

Só em setembro de 2020, a vacinação evitou três milhões de mortes  no Brasil e gerou uma economia de 250 milhões de reais ao ano. 

Ou seja, a vacina é considerada um tipo de prevenção coletiva a doenças, com capacidade de evitá-las ou evitar sequelas graves que podem deixar em nosso corpo em casos de surtos.

Protege sua família e amigos

Os microrganismos nocivos à saúde infectam principalmente pessoas desprotegidas, ou seja, aquelas que não estão vacinadas.

Então, quando os seus parentes e amigos estão vacinados, eles estão protegidos de diversos problemas graves de saúde.

Proteção da população

Toda população fica protegida quando a maioria de nós toma vacinas.

Nesses casos, acontece o que chamamos de imunidade de rebanho, quando boa parte da população está imunizada e a transmissão de determinadas doenças começa a diminuir rapidamente.

Economia de dinheiro

Pessoas não vacinadas correm o risco de sofrer com doenças e desembolsar muito dinheiro com tratamentos médicos e remédios.

Desta forma, quando você se vacina, você também está economizando com esse tipo de gasto.

Liberdade de ir e vir

Como todos nós vimos ao longo da pandemia da Covid-19, a falta de vacinas importantes nos leva ao isolamento em casos de surtos.

E naturalmente, quando as vacinas da Covid-19 foram liberadas, a nossa liberdade de ir e vir foi sendo retomada pouco a pouco, nos devolvendo momentos presenciais com amigos e familiares.

Como agendar sua vacina na Consultare?

A Consultare oferece mais de 30 tipos de vacinas para crianças, adolescentes e adultos.

Além do mais, temos pacotes de imunização para toda a sua família.

Para agendar a sua consulta, você pode entrar em contato por nós pelo:

Agende agora mesmo a sua vacina com a Consultare.

Conclusão

Agora você já está por dentro de como as vacinas agem no organismo e da importância dela em nossas vidas.

Como você viu, elas têm o poder de salvar as nossas vidas e de prevenir doenças que podem causar sequelas irreversíveis.

Portanto, se você é uma pessoa adulta, releia nosso tópico de vacinas que adultos precisam tomar e, caso você não esteja com alguma delas em dia, conte com a Consultare para atualizar a sua carteirinha de vacinação!

Mais Artigos

Redução de Acidentes com a Implementação do Exame Toxicológico: Um Marco na Segurança Viária

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +

Bem-Estar no Trabalho: Estratégias para Equilibrar a Vida Profissional e Pessoal

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +

Exame Toxicológico: Condutor, O Prazo de Regularização está Acabando!

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +