(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

Quais doenças o neurologista trata e o que ele faz: saiba aqui!

Se você está na dúvida de quais doenças o neurologista trata e se ele é o médico que você deve consultar por conta de algum sintoma, está no lugar certo para ter essas respostas!

Essa confusão sobre as atividades desse profissional é comum, pois ele trata inúmeras doenças diferentes e também costuma se relacionar com outras especialidades, como a psiquiatria.

Então, para esclarecer o exercício da função do neurologista, o que são problemas neurológicos e muito mais, preparamos esse artigo completo!

Vem com a gente ficar por dentro de tudo sobre quais doenças o neurologista trata!

O que faz um médico neurologista?

Para esclarecer quais doenças o neurologista trata, é importante saber o que exatamente esse médico faz.

Ele é um profissional qualificado para analisar sintomas, fazer diagnósticos e tratar os males do sistema nervoso e de músculos ligados aos nervos.

Ressaltando que o sistema nervoso é a parte do nosso corpo composto pela medula espinhal, nervos, terminações nervosas e o encéfalo, que por sua vez é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

Assim, o sistema nervoso é capaz de controlar todas as nossas ações voluntárias e involuntárias, por meio de comandos que são levados ao cérebro e aos nossos demais tecidos e órgãos.

É por isso que perturbações no sistema nervoso podem causar problemas de equilíbrio, nos movimentos, na comunicação e na compreensão da linguagem.

E é aí que esse médico entra em cena e mostra quais doenças o neurologista trata.

E o médico cirurgião neurologista?

O médico neurologista, como você viu acima, é o responsável pela abordagem clínica de pacientes.

Já o cirurgião neurologista é o profissional qualificado para fazer cirurgias no sistema neurológico.

Então, a sua atuação vem após os pacientes não responderem bem aos medicamentos e outras terapias menos difíceis, precisando agora de intervenções cirúrgicas.

O que é problema neurológico?

Podemos dizer que os problemas neurológicos são o começo da resposta de quais doenças o neurologista trata.

De maneira geral, esses problemas são desenvolvidos quando o paciente tem anormalidades nos nervos, cérebro, medula espinhal ou terminações nervosas.

Assim, o equilíbrio, os movimentos e a mente podem ser diretamente afetados.

Entretanto, não precisa se preocupar caso você acredite estar com algum desses problemas, pois existem tratamentos que minimizam os impactos dessas adversidades neurológicas.

Quais são as doenças mais comuns que o neurologista trata?

Abaixo, listamos quais doenças o neurologista trata, sendo elas as mais comuns. Confira!

AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é a primeira resposta para a dúvida de quais doenças o neurologista trata, pois é um dos problemas mais comuns de serem levados aos consultórios desses profissionais.

Essa doença se trata de um derrame grave, que acontece por conta da interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, causando a morte das células.

Entre os seus sintomas, podemos citar:

  • descoordenação motora;
  • fraqueza;
  • dormência no rosto, perna ou braço.

Alzheimer

O Alzheimer é uma das principais causas de demência e é comum em pessoas acima de 65 anos.

Na prática, ela compromete a comunicação entre os neurônios do paciente e resulta na perda progressiva das funções cerebrais.

Entre os seus sintomas estão a perda de memória e falta de concentração.

Epilepsia

A epilepsia é causada por lesões no cérebro do paciente, levando a descargas elétricas anormais.

Isso provoca crises temporárias, na qual a pessoa afetada não consegue ter controle sobre os seus próprios movimentos.

Enxaqueca

A enxaqueca também entra na lista de quais doenças o neurologista trata, dizendo respeito a dores de cabeças latejantes e frequentes.

Essas dores podem acontecer só em um lado da cabeça ou dos dois lados, além de causarem náuseas, vômitos, sensibilidade a cheiros e a luz.

Quais os sintomas para procurar um neurologista?

Conhecendo mais a fundo quais doenças o neurologista trata, é  hora de saber quando procurar este profissional. Confira abaixo alguns sintomas para ficar em alerta!

Dor de cabeça

Se você sofre de dores de cabeça com frequência e elas impossibilitam de você fazer atividades do seu cotidiano, é importante consultar um neurologista.

Análise também se essas dores vem com outros sintomas, como visão embaçada, náuseas, vômitos e afins.

Dormência ou formigamento

A dormência e o formigamento são comuns quando ficamos em uma posição que prejudica nossa circulação sanguínea.

Mas, se elas ocorrem de repente e com frequência, considere consultar um neurologista, pois isso pode ser sinal de derrame.

Confusão mental e perda de memória

Se você notar que tem perdido a memória com frequência e a sua mente tem se confundido mais do que o normal, isso pode ser um alerta.

Afinal, esses podem ser sintomas de distúrbios no cérebro, nervos ou coluna vertebral.

Distúrbios do sono

Alguns problemas de sono podem ser distúrbios neurológicos.

Um exemplo é a narcolepsia, que afeta o sistema nervoso central do corpo humano e precisa ser tratada por um médico neurologista.

Dor crônica   

Dores crônicas podem ser o resultado de uma lesão, mas quando elas duram meses ou até mesmo anos, elas podem estar apontando para um problema mais profundo. 

Considere avaliar um médico neurologista se esse for o seu caso.

Tontura

A tontura pode indicar desequilíbrio ou vertigem.

Com o desequilíbrio, você tem dificuldades em se manter firme. Já com a vertigem, você tem a sensação de que as coisas em volta estão girando.

Convulsões

A convulsão se trata de uma contratura involuntária da musculatura, que leva o corpo a fazer movimentos desordenados.

Elas acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro e são acompanhadas da perda da consciência por parte do paciente.

Fraqueza muscular

Você deve ficar em alerta principalmente nas fraquezas que afetam as suas pernas e braços.

Elas podem ser o resultado de alguma condição ou doença em seu sistema nervoso.

Problemas de visão

Se a sua visão começou a ficar mais turva, embaçada, entre outros sintomas que não são comuns, você pode, em primeiro lugar, consultar um oftalmologista e perguntar a ele se vale a consulta com um neurologista.

Teleconsulta: o médico neurologista perto de você

Se ao conhecer quais doenças o neurologista trata e os sintomas que levam a uma consulta com ele, você concluiu que necessita conversar com um profissional desse ramo, agende já uma teleconsulta.

Com essa modalidade de consulta médica, você tem na palma da sua mão um leque de especialistas neurologistas, sejam da sua cidade ou não, para te atender remotamente, de maneira prática e segura.

No mais, você tem acesso às agendas e horários disponíveis, além da oportunidade de verificar previamente os valores que cada profissional cobra.

Cuidar da saúde é importante e começa por você! Quer saber mais sobre como tratar algum sintoma neurológico? Agende sua consulta com um especialista!

Conclusão

Você chegou aqui com a dúvida de quais doenças o neurologista trata e, com esse artigo, te esclarecemos que as mais comuns são:

  • AVC;
  • Alzheimer;
  • epilepsia;
  • enxaqueca.

Além disso, mostramos também alguns sintomas que podem te levar a consultar com esse profissional, como dor de cabeça, dormência ou formigamento, confusão mental, perda da memória, distúrbios do sono, dor crônica e afins.

Então, se você acredita que precisa de avaliação médica de um neurologista, marque já uma teleconsulta!

Mais Artigos

Redução de Acidentes com a Implementação do Exame Toxicológico: Um Marco na Segurança Viária

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +

Bem-Estar no Trabalho: Estratégias para Equilibrar a Vida Profissional e Pessoal

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +

Exame Toxicológico: Condutor, O Prazo de Regularização está Acabando!

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +