(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

o que clínico geral faz

Saiba o que um clínico geral pode fazer por sua saúde

Diante de um problema de saúde que você não sabe qual especialista médico procurar, é comum que te indiquem um clínico geral. Mas afinal, o que clínico geral faz?

Essa dúvida é comum e a resposta é extensa, afinal de contas, entre as inúmeras especialidades médicas que existem, esse profissional fica no meio de todas elas.

Isso porque o clínico geral conhece o corpo humano de forma ampla e tem a capacidade de tratar doenças que não precisam de um cuidado específico ou, se for preciso, sabe dizer exatamente para qual especialista você deve ser encaminhado, de acordo com os seus sintomas.

Justamente por isso a atuação desse especialista é tão importante.

E para saber mais sobre o que clínico geral faz, quando o procurar, a sua importância e doenças que ele trata, basta seguir a leitura conosco!

O que faz o clínico geral?

o que clínico geral faz

Para te ajudar a entender o que clínico geral faz, primeiro vamos entender melhor quem é esse especialista.

O clínico geral deve ser formado em Medicina e precisa ter passado por residência médica nesta especialidade.

Ele é considerado um generalista por ter uma visão mais ampla em relação a como está a saúde dos pacientes que atende em seu consultório.

Justamente por isso ele é o responsável por check-ups e acompanhamentos médicos sempre que nós necessitamos.

E embora o clínico geral tenha uma boa base de conhecimentos sobre a saúde humana, também é comum que ele encaminhe pacientes para outros médicos especialistas.

Isso normalmente ocorre quando o paciente apresenta sintomas ou doenças mais complexas e particulares de outras áreas da medicina.

Por isso, é normal que quando uma pessoa não sabe exatamente o que se passa com a sua saúde ou os motivos dos sintomas que está sentindo, ela é indicada a ir primeiro no clínico geral.

Então, se você não quer perder tempo indo a médicos especialistas errados, a nossa dica é ir ao clínico geral antes de tudo, fazer uma consulta e seguir as suas orientações.

Muitas vezes o seu problema de saúde pode ser tratado por esse médico, sem necessidade de recorrer a outro tipo de profissional.

Quando procurar um clínico geral?

Como falamos acima, enquanto entrávamos em detalhes sobre o que clínico geral faz, o indicado é que esse profissional seja sempre a sua primeira opção de consulta em casos de problemas de saúde.

Além disso, você deve procurar um clínico geral quando não sabe quais os indícios do seu problema de saúde.

Por exemplo, caso você esteja com febre e diarréia, estes sintomas podem ser de problemas intestinais, infecções, bacterianas ou problemas neurológicos. E para cada uma dessas opções, há um especialista diferente.

Então, para que você não vá de especialista em especialista, o ideal é procurar um clínico geral para o primeiro atendimento e, caso seja necessário, ele te encaminhará para o especialista mais adequado.

No momento da consulta com ele, conte sempre os detalhes dos sintomas e passe todas as informações necessárias, além de responder as perguntas que forem feitas, para o seu diagnóstico ser o mais preciso possível.

Qual é a importância de um clínico geral?

No que diz respeito ao o que clínico geral faz, a sua importância está no fato dele ter uma visão mais ampla do corpo humano e justamente por isso ser o primeiro contato que um paciente deve ter quando se depara com um problema de saúde.

Assim, esse profissional é o mais adequado para a primeira consulta, na qual ele esclarece quais podem ser os motivos do mal-estar do paciente, além de tratá-lo ou recomendá-lo a outro profissional especializado.

O clínico geral é importante porque também tem permissão para pedir testes laboratoriais e exames de diagnósticos, sabendo analisar os resultados e dar respostas mais precisas aos pacientes com base neles.

Em quais situações o clínico geral pode atuar?

Gostou de se aprofundar em o que clínico geral faz? Então, agora é hora de conhecer mais sobre as situações que ele pode atuar. Confira!

Diagnóstico de problemas não urgentes

Quando você se depara com algo diferente na sua saúde, mas que não seja tão urgente, esse profissional pode ser procurado.

Assim, durante a consulta você pode tirar dúvidas sobre esse problema, se necessita ou não de tratamento ou se é melhor se aprofundar e investigar as suas causas e consequências.

Surgimento de sintomas

Se você está com algum sintoma que não consegue correlacionar com alguma especialidade médica, é a atuação do clínico geral que você deve buscar.

Ele estará pronto para ouvir os seus sintomas, avaliar o seu corpo e diagnosticar o seu problema, além de seguir o tratamento e fazer orientações para a melhora acontecer.

Exames de rotina e check-up

Com o check-up e exames de rotina, você cuida da saúde da melhor maneira que há: com a prevenção.

O clínico geral pode fazer uma avaliação rica em detalhes de sua saúde nesse momento, evitando que doenças se desenvolvam ou as identificando logo de início e dando começo aos tratamentos, para que elas não se agravem e sejam curadas.

Avaliação pré-operatória

Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia, é preciso avaliar o estado clínico do paciente.

O clínico geral novamente entra em cena, avaliando toda a sua saúde, para evitar riscos durante a cirurgia ou depois.

Avaliação geral antes de iniciar uma atividade física

Para começar uma atividade física, é primordial que você avalie como está a sua saúde.

Por isso que as academias, por exemplo, exigem na matrícula um atestado de aptidão física, além de pedir por um novo atestado a cada um ano.

E isso você consegue facilmente com uma análise de seu corpo e saúde por parte de um clínico geral.

Quais doenças podem ser tratadas pelo clínico geral?

o que clínico geral faz cirurgia

O clínico geral pode tratar inúmeras doenças, sendo algumas delas:

  • alergias;
  • anemia;
  • diabetes;
  • dores nas costas;
  • infecções gerais, como de de pele, intestinais, urinárias;
  • dores nas articulações;
  • depressão leve;
  • doenças cardíacas em estágios iniciais;
  • pressão alta ou baixa;
  • gastrite;
  • refluxo;
  • doenças de pele mais comuns, como micoses, dermatites, urticária;
  • prescrição de vacinas;
  • dores de cabeça.

Como encontrar um clínico de confiança?

Se após entender o que clínico geral faz, você está em busca de um de confiança, a primeira dica é procurar por indicações.

Converse com pessoas próximas a você e pergunte se alguém conhece algum especialista que tenha sido bacana no atendimento.

Ao fazer esse levantamento, pense no que você considera um bom profissional e, de acordo com as suas preferências, escolha um dos indicados.

Essa procura também pode ser feita online, buscando por clínicos gerais e vendo o que os seus pacientes já falaram sobre ele.

E o bom da pesquisa online é que você encontrará facilmente médicos que fazem teleconsultas, o que permite que você realize sua avaliação com ele mesmo à distância.

Afinal, esse é um dos maiores benefícios que a tecnologia deu para nossa saúde: a oportunidade de nos conectarmos com os melhores médicos do país, sem precisar estar no mesmo espaço físico que eles!

Agende uma consulta na Consultare!

Gostou da ideia de procurar por um clínico geral de confiança online e fazer a sua consulta remotamente?

Então conte com os serviços da Consultare para facilitar a sua pesquisa por bons clínicos gerais e fazer a sua avaliação!

Gostou do nosso artigo? Quer saber onde encontrar um clínico geral competente? Entre em contato com a Consultare, a clínica popular que garante máxima qualidade no atendimento!

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era esclarecer o que clínico geral faz e quando procurá-lo.

Então, agora você já sabe, desde problemas de saúde que não são tão urgentes, aqueles que você não consegue correlacionar com alguma especialidade médica até exames de rotina e check-up, você pode contar com esse profissional.

E para que seu diagnóstico seja ainda mais prático, que tal optar por uma consulta online?

Mais Artigos

Redução de Acidentes com a Implementação do Exame Toxicológico: Um Marco na Segurança Viária

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +

Bem-Estar no Trabalho: Estratégias para Equilibrar a Vida Profissional e Pessoal

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +

Exame Toxicológico: Condutor, O Prazo de Regularização está Acabando!

Na Clínica Consultare, temos o compromisso de oferecer serviços médicos de alta qualidade e acessíveis a todos os nossos pacientes. Entendemos a importância de ter acesso a exames de imagem precisos e confiáveis para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições médicas. Por isso, aceitamos o convênio Unimed para nossos serviços de ultrassom e raio-X, proporcionando uma opção conveniente e econômica para cuidar da sua saúde.

Saiba Mais +